Cacau Show

Como é o cacaueiro?

Conheça os detalhes da árvore que dá o fruto base para a produção de chocolates

Todo mundo reconhece um chocolate quando vê – esteja ele em barras, derretido ou em forma de bombons. Mas você conhece o cacaueiro, a árvore que produz a matéria-prima desse doce tão amado?

Nativo da bacia amazônica, o cacaueiro se adapta bem ao clima quente e úmido das regiões tropicais. A árvore possui entre 3 m e 8 m, com tronco de cor escura e ramos que desmembram em galhos, com uma grande copa. Quando não está na época de frutos, possui pequenas flores branco-avermelhadas e folhas finas e lustrosas que chegam a 40 centímetros.

Já o cacau em si é um fruto com cerca de 25 cm, que produz entre 30 e 50 sementes. Sua polpa é branca, viscosa, doce, levemente ácida e comestível, sendo matéria-prima de geleias e sucos.

Existem três tipos de cacau:

• Forastero: É o tipo mais cultivado, chegando a 80% da produção mundial. Apresenta frutos arredondados, com casca fina e boa quantidade de sementes e é reconhecido pela sua rusticidade;

• Criollo: Cacau nobre e escasso. Equivale a apenas 5% da produção mundial, com frutos compridos, largos, rugosos e com sulcos pronunciados. Atualmente, o Cacau Criollo é uma “iguaria gastronômica”, devido à dificuldade do seu cultivo.

• Trinitário: Representa aproximadamente 15% da produção mundial e é um híbrido entre os tipos Forastero e Criollo. É o principal tipo usado para expansão das lavouras cacaueiras no Brasil, pois algumas variedades deste grupo apresentam resistência a doença conhecida como “Vassoura-de-Bruxa”.

Agora você conhece melhor a árvore que produz o cacau, e pode reconhecê-la com o mesmo carinho de quando vê um bombom bem na sua frente. Afinal, sem o cacau, não teríamos como nos deliciar com o chocolate e seus benefícios.