NOSSA HISTÓRIA:
A HISTÓRIA DA MAIOR REDE
DE CHOCOLATES FINOS DO MUNDO

A Cacau Show nasceu na Páscoa de 1988. Alexandre Costa, na época com 17 anos, revendendo chocolates de uma indústria, conseguiu uma encomenda de 2 mil ovos de 50 g. O que ele não sabia era que aquele tamanho estava fora de linha e que era impossível produzir ovos dessa gramatura. Com essa notícia e preocupado em não frustrar os clientes, o rapaz comprou a matéria-prima e, em uma loja especializada no ramo, conheceu uma senhora que fazia chocolates caseiros. Dona Creusa foi a primeira pessoa a confiar naquele rapaz que estava à sua frente lhe pedindo ajuda. Ela acreditou no sonho daquele jovem menino e o ajudou a realizar seu primeiro trabalho próprio, claro, ela foi remunerada e depois cada um seguiu seu caminho.

1988

NASCE A CACAU SHOW:
Durante três dias, com uma jornada diária de 18 horas de trabalho e com um prazo de entrega apertado, foi possível entregar as encomendas. Com o lucro de aproximadamente US$ 500,00 o rapaz Alexandre Costa fundou a Cacau Show, iniciando suas atividades no bairro da Casa Verde, em São Paulo.

1990

A Cacau Show fecha o primeiro grande contrato com uma rede nacional de varejo. Nesse mesmo ano, a marca se associa à ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Balas e Derivados).

1994

Alexandre embarca para o primeiro de muitos outros cursos na Bélgica, berço de alguns dos melhores chocolateiros do mundo.

1996

Recorde de vendas na Páscoa, impulsionado pelo contrato com o Mappin.

Alexandre percebeu que havia um mercado pouco explorado de chocolates artesanais e resolveu investir nisso. Inicialmente, o empreendimento se estabeleceu em uma sala de 12 m² da empresa de seus pais. Após isso, Costa iniciou as vendas da Cacau Show em um fusca, que percorria padarias e supermercados, entre outros estabelecimentos e, também inspirado no exemplo dos pais, que faziam vendas porta-a-porta, começou a operar com uma equipe de revenda.

1998

INICIA A VENDA PORTA-A-PORTA:
Primeira década de muitas conquistas da empresa.
Do espaço de 12m², a Cacau Show já ocupa os quatro andares do prédio na Casa Verde para aumentar a fábrica. Conta também com muitos clientes pelo País, o que demanda uma produção de cerca de 35 toneladas de chocolates por mês.

2000

Na Páscoa, um dos distribuidores da marca fez uma grande encomenda e ficou sem espaço, em seu apartamento, para armazenar os produtos. Com isso, surgiu a necessidade de alugar uma sala, onde ele passou a vender os chocolates no balcão. Nasce então, em Piracicaba, interior paulista, a primeira loja a instalar na fachada um letreiro com a marca Cacau Show.

2001

Cacau Show adquire a primeira máquina para fabricar o próprio chocolate.

Abre a primeira loja especializada e padronizada da Cacau Show, no Shopping de Suzano (SP).

2002

Já são 18 pontos de venda padronizados com a marca Cacau Show.

2003

O número cresce para 46. Em pouco tempo chega a 130 lojas. A Cacau Show inicia com a campanha Faça Sua Parte, na qual os franqueados da rede fazem doações de Ovos de Páscoa para diversas instituições sociais. Em 2012, foram distribuídos mais de 200 mil ovos de Páscoa em todo o Brasil.

2004

Agora são 230 lojas, o que faz da Cacau Show a maior rede de lojas chocolates finos do Brasil, que agora passa a atuar no sistema de franchising.

2005

Cacau Show ganha o prêmio 'Melhor Franquia do Ano', concedido pela Editora Globo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.

2006

Alexandre Costa compra um terreno de 73 mil m² em Itapevi, na altura do quilometro 35 da Rodovia Castelo Branco. São construídos os primeiros 17 mil m². No decorrer do tempo, foi necessário crescer e hoje são 55 mil m² de área construída.

2007

A Cacau Show tem muitos rituais para aproximar os colaboradores e celebrar as conquistas. Em 2007, foi criado o da Última Caixa, realizado no período que antecede a Páscoa e também às vésperas do Natal. Todos os funcionários vão para a expedição, fazem uma fila e passam a última caixa de mão em mão. Cada um que entrega a caixa bate palmas até a mesma chegar no caminhão.

2008

Cacau Show ultrapassa a norte-americana Rocky Mountain e se torna a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo. A Cacau Show dá início a um outro ritual: o da festa para os aniversariantes do mês com o presidente. Todos se reúnem em um final de tarde para bater papo e fazer um sarau artístico.

2008

Para comemorar o aniversário de 20 anos da marca, Costa decidiu viajar pelo País em busca das verdadeiras origens do cacau brasileiro. O resultado dessa incrível viagem é o livro O Cacau é Show – Deliciosas Histórias do Mundo do Chocolate.

2009

Cacau Show é Top Of Mind em lojas especializadas como a marca de chocolates finos mais lembrada, segundo pesquisa realizada pela DataFolha. Em dezembro de 2009, em Itapevi (SP), foi fundado o Instituto Cacau Show. Hoje já são mais de 500 pessoas assistidas, entre crianças, adolescentes e idosos com aulas de reforço escolar, esporte e informática. Saiba mais

2010

Inspirada no livro O Cacau é Show, a conceituada escola de samba paulista Rosas de Ouros montou seu samba-enredo e conseguiu ganhar o carnaval, alcançando sua sétima estrela.

2010

Cacau Show alcança a marca sonhada de 1.000 lojas em todo o País. Alexandre escreve o seu segundo livro: Uma trufa e...1.000 lojas depois!, considerado um guia para empreendedores que buscam o sucesso nos negócios. Cacau Show é Top Of Mind em lojas especializadas, pelo segundo ano consecutivo, como a marca de chocolates finos mais lembrada, segundo pesquisa realizada pela DataFolha. Alexandre Costa recebe do Ministro da Agricultura o Diploma de Honra ao Mérito por sua atuação na produção e divulgação do chocolate brasileiro.

2011

Alexandre Costa foi eleito o Empreendedor do Ano 2011, categoria Master, pela Ernst & Young Terco, e representa o Brasil na premiação mundial em Mônaco. Cacau Show é Top of Mind em lojas especializadas pelo terceiro ano consecutivo, como a marca de chocolates finos mais lembrada pelas classes A, B e C, segundo pesquisa realizada pela DataFolha. Além disso, a trufa da Cacau Show é considerada a melhor do Brasil, de acordo com uma segunda pesquisa DataFolha.

Em quase 24 anos de história, a Cacau Show nunca contou com capital externo. Tudo que existe foi construído com o próprio negócio e muita dedicação, sempre com o objetivo de tornar acessível para todas as camadas sociais o consumo de um chocolate de excelente qualidade.

2012

Cacau Show realiza a promoção Páscoa Milionária, que, além de sortear 5 mil ovos de páscoa, premiou um cliente com R$ 1 milhão. Foi a primeira vez que uma marca de chocolates deu um prêmio tão grande em uma promoção.

2012

A sala de troféus não para de crescer. Apenas no primeiro semestre do ano, já foram cinco prêmios em sequência: Prêmio ABF-AFRAS Destaque Sustentabilidade 2012, pelo projeto "Brincando e Aprendendo", desenvolvido pelo Instituto Cacau Show; Prêmio Pequenas Empresas & Grandes Negócios, como uma das três melhores franquias na categoria Cafeteria e Confeitaria; Prêmio Jovens Lideranças na categoria Varejo; Prêmio Lojista Alshop na categoria Chocolate & Doceria e Prêmio ABF Excelência em Franchising 2012.

2012

Em junho, Alexandre Costa foi convidado para ser o único palestrante da América Latina no Chocovision, a maior convenção sobre chocolate do mundo. Realizado em Davos, na Suíça, o evento contou com a participação dos principais executivos do mundo do chocolate, além de grandes nomes do varejo e de outras áreas.

MINHA CACAU SHOW

Para criar sua lista de desejos e compartilhar com seus amigos, você precisa logar na Minha Cacau Show

> Recuperar senha
Ainda não tem cadastro? Clique aqui.